quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Texto científico: Morcegos

O morcego é um mamífero vertebrado que possui o corpo coberto por pêlos é o único mamífero capaz de voar. Existem hoje mais de mil espécies de morcego espalhados pelo mundo, somente em áreas muito quentes ou muito frias que o morcego não se instala.

Adaptam-se com facilidade em qualquer ambiente e alimentam-se de frutas, néctar, pólen, insetos, artrópodes, pequenos vertebrados e peixes. Algumas espécies se alimentam de sangue e são encontrados na América Latina e no sul do México.

Apresentam hábitos noturnos e crepusculares. Por se alimentarem de pólen, os morcegos são responsáveis pelo reflorestamento natural de mais de 500 espécies de plantas.

Os morcegos são presas fáceis de corujas e falcões, mas seus inimigos são os parasitas que se alimentam do seu sangue. Algumas espécies de insetos se alimentam somente de sangue de morcego.

Um morcego recém-nascido se locomove agarrado à pele da mãe, nasce somente um filhote a cada gestação. A gestação da fêmea dura de 2 a 7 meses. Um morcego vive entre 10 a 30 anos segundo a sua espécie.

20 comentários:

  1. Com licença Professora, sou uma normalista (magistério) e entrei na sua página à procura de um texto científico para crianças de 7 a 10 anos. Este texto sobre morcegos é para crianças de que idade? Não é muito complexo?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maru. Fico feliz que tenha encontrado meu blog. Valeu só por tê-la feito refletir sobre a atividade. Veja bem, as sugestões que posto no blog são, geralmente, atividades que apliquei em minha sala. Esta atividade em questão foi trabalhada com uma turma de 2o ano (08 anos) em 2009. Lembro-me que não tive problemas com relação à compreensão do texto na época. Em geral textos curiosos sobre animais deste tipo cativam muito as crianças e rendem boas estraatégias de trabalho. Use-o se quiser e faça as alterações necessárias à sua turma. Depois me conte. Um forte abraço.
    A prô.

    ResponderExcluir
  3. olha obrigada me ajudou bastante com isso obrigada mesmo!!1

    ResponderExcluir
  4. bem legal esse texto ele vai me ajudar bastante :)

    ResponderExcluir
  5. legal esse texto me ajudou em um dever da escola!!!super legal,bom saber esse site.obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Rita. Fico satisfeita em tê-la ajudado. Espero que visite o site mais vezes e, precisando de algo, é só pedir. Até mais.

      Excluir
    2. OBRIGADO AGORA EU POSSO FAZER MEU TRABALHO OBG

      Excluir
  6. Não há de quê. Precisando de algo mais, não se acanhe, solicite. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. me ajudou muito cm meu trabalho da scola!!!!valeu!mas é p qual idade???

    ResponderExcluir
  8. valeu me ajudou no meu trabalho da escola

    ResponderExcluir
  9. Realmente foi uma falha imperdoável de minha parte. Muitos textos não trazem a fonte. Esse, por exemplo, não me lembro, pois faz tempo que o utilizei. Lembro-me que a pesquisa foi feita na internet, mas o site especificamente, não me lembro. Desculpe-me... Ficarei mais atenta a isto.

    ResponderExcluir
  10. vlw mt xow o site so n gostei da seta do mouse kkkkk!!!!

    ResponderExcluir
  11. obrigada gostei muito desse texto

    ResponderExcluir
  12. me ajudou muito com o trabalho da escola !! obrigada !!!

    ResponderExcluir
  13. Gostei do texto minha professora pediu textos científicos e eu achei só esse ,muito bem adorei!!!

    ResponderExcluir
  14. gostei muito eu acho que vou tirar um 10 dez de cara

    ResponderExcluir
  15. ah! de qual linhagem de morcegos é o Batman? OS CIENTISTAS JÁ DESCOBRIRAM?

    ResponderExcluir