Justificativa:
Após a observação das dificuldades apresentadas pelos nossos alunos nas questões de tolerância e relacionamento individual e entre o grupo, concluímos que, faz-se necessário abordar temas que envolvam valores, ampliar e qualificar questões voltadas às relações interpessoais necessárias para a boa convivência entre os pais e também possibilitar uma atuação significativa e atuante na comunidade.
Objetivos:
Propor situações que levem os alunos a refletirem sobre atitudes que colaboram para uma boa convivência em grupo a partir do ambiente escolar e familiar;
Levar os alunos a refletirem e reverem atitudes e conceitos sobre determinadas situações cotidianas que envolvam respeito, justiça e solidariedade dentro de casa e da escola;
Estimular os alunos a pensarem e praticarem boas ações para melhorar o ambiente a sua volta e as relações estabelecidas;
Estimular os alunos a procurarem e divulgarem as boas ações e atitudes junto ao grupo escola;
Levar os alunos a perceberem que boas atitudes devem ser mais valorizadas que as más, pois são elas que promovem a paz e o bem estar no ambiente em que vivemos;
Estimular os alunos a promoverem uma boa ação em conjunto como a campanha de doação de brinquedos para ajudar alguma instituição do bairro.
Conteúdos Atitudinais: Solidariedade; Cooperação; Respeito; Justiça Relações humanas; | Conteúdos Conceituais: Leitura; Notícia; Identidade; Família; Escola. |
Etapas prováveis:
Investigação de conhecimentos – propor que desenhem e escrevam em duas folhas de papel distintas: UMA BOA E UMA MÁ AÇÃO PARA COM OUTRA PESSOA;
Discutir com a turma em roda de conversa as boas e más ações levantadas e o porque de as considerarem boas ou más (registrar a conclusão da sala);
Explicar ao grupo / classe sobre o projeto desenvolvido e o que gostariam de fazer nele;
Ao longo do trabalho, assistir os filmes:
- Lucas e o formigueiro – justiça (não faça com os outros o que não gostaria que fosse feito com você);
- Irmão urso – enxergar o outro como se fosse eu;
- O espanta tubarão – valor da verdade (a mentira pode trazer graves conseqüências);
- A fantástica fábrica de chocolate – atitudes das crianças e suas consequências, respeito e justiça.
Leituras variadas de livros – paradidáticos – que discutam o assunto;
Investigar no bairro e junto às famílias alguma instituição carente para promover uma campanha de doação de brinquedos entre as 2as séries do período da tarde e assim, fazer com que participem de uma ação solidária alem dos muros da escola;
Montar mural com notícias diversas (boas ou más) do jornal;
Analisar e explorar o teor das notícias veiculadas na mídia a fim de detectar a incidência de más notícias em detrimento das boas;
Discutir com a turma qual é a sensação de se ouvir uma boa notícia e uma notícia ruim;
Procurar pela escola boas ações que pudessem virar notícia e elaborar com a turma um jornal (pequeno informativo) com estas a fim de divulgar e valorizar as boas ações para ser enviado às famílias;
Decidir entre as 2as séries em cada período o nome que será dado ao informativo – uma vez que ele será composto por uma notícia de cada turma;
Elaborar esse informativo e as notícias do mural no laboratório de informática da escola;
Montar um MURAL na escola a fim de divulgar no ambiente escolar também essas “boas notícias”
Avaliação:
A avaliação do trabalho será feita com base no interesse da turma pelo tema e atividades desenvolvidas, bem como sua compreensão, participação e atitudes apresentadas.
Produto final:
Mural e informativo de notícias boas que acontecem na escola.
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