quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Projeto Valores: Boas notícias...

Tempo de duração: 05 meses (aproximadamente)

Turmas sugeridas: 3o ano do ciclo de nove anos

Justificativa:

Após a observação das dificuldades apresentadas pelos nossos alunos nas questões de tolerância e relacionamento individual e entre o grupo, concluímos que, faz-se necessário abordar temas que envolvam valores, ampliar e qualificar questões voltadas às relações interpessoais necessárias para a boa convivência entre os pais e também possibilitar uma atuação significativa e atuante na comunidade.

Objetivos:

Propor situações que levem os alunos a refletirem sobre atitudes que colaboram para uma boa convivência em grupo a partir do ambiente escolar e familiar;

Levar os alunos a refletirem e reverem atitudes e conceitos sobre determinadas situações cotidianas que envolvam respeito, justiça e solidariedade dentro de casa e da escola;

Estimular os alunos a pensarem e praticarem boas ações para melhorar o ambiente a sua volta e as relações estabelecidas;

Estimular os alunos a procurarem e divulgarem as boas ações e atitudes junto ao grupo escola;

Levar os alunos a perceberem que boas atitudes devem ser mais valorizadas que as más, pois são elas que promovem a paz e o bem estar no ambiente em que vivemos;

Estimular os alunos a promoverem uma boa ação em conjunto como a campanha de doação de brinquedos para ajudar alguma instituição do bairro.

Conteúdos Atitudinais:

Solidariedade;

Cooperação;

Respeito;

Justiça

Relações humanas;

Conteúdos Conceituais:

Leitura;

Notícia;

Identidade;

Família;

Escola.

Etapas prováveis:

Investigação de conhecimentos – propor que desenhem e escrevam em duas folhas de papel distintas: UMA BOA E UMA MÁ AÇÃO PARA COM OUTRA PESSOA;

Discutir com a turma em roda de conversa as boas e más ações levantadas e o porque de as considerarem boas ou más (registrar a conclusão da sala);

Explicar ao grupo / classe sobre o projeto desenvolvido e o que gostariam de fazer nele;

Ao longo do trabalho, assistir os filmes:

  • Lucas e o formigueiro – justiça (não faça com os outros o que não gostaria que fosse feito com você);
  • Irmão urso – enxergar o outro como se fosse eu;
  • O espanta tubarão – valor da verdade (a mentira pode trazer graves conseqüências);
  • A fantástica fábrica de chocolate – atitudes das crianças e suas consequências, respeito e justiça.

Leituras variadas de livros – paradidáticos – que discutam o assunto;

Investigar no bairro e junto às famílias alguma instituição carente para promover uma campanha de doação de brinquedos entre as 2as séries do período da tarde e assim, fazer com que participem de uma ação solidária alem dos muros da escola;

Montar mural com notícias diversas (boas ou más) do jornal;

Analisar e explorar o teor das notícias veiculadas na mídia a fim de detectar a incidência de más notícias em detrimento das boas;

Discutir com a turma qual é a sensação de se ouvir uma boa notícia e uma notícia ruim;

Procurar pela escola boas ações que pudessem virar notícia e elaborar com a turma um jornal (pequeno informativo) com estas a fim de divulgar e valorizar as boas ações para ser enviado às famílias;

Decidir entre as 2as séries em cada período o nome que será dado ao informativo – uma vez que ele será composto por uma notícia de cada turma;

Elaborar esse informativo e as notícias do mural no laboratório de informática da escola;

Montar um MURAL na escola a fim de divulgar no ambiente escolar também essas “boas notícias”

Avaliação:

A avaliação do trabalho será feita com base no interesse da turma pelo tema e atividades desenvolvidas, bem como sua compreensão, participação e atitudes apresentadas.

Produto final:

Mural e informativo de notícias boas que acontecem na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário