quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O ar e sua composição


A atmosfera é uma camada de ar que recobre todo o planeta, cerca de 11 quilômetros a partir da superfície. O que diferencia a atmosfera da Terra dos demais planetas é a composição dos gases. Devemos lembrar que esta composição tem sofrido modificações ao longo do tempo, desde a formação do planeta.

O ar é uma mistura de vários gases, vapor de água e partículas sólidas. O nitrogênio, presente em maior quantidade, oxigênio é utilizado principalmente na respiração dos organismos, gases nobres. O gás carbônico é utilizado principalmente na fotossíntese (produção do alimento pelos vegetais). Há também vapor de água ( que confere umidade ao ar) e partículas sólidas.

Todos estes componentes da atmosfera formam uma "capa" que reveste o planeta. Esta capa permite a passagem dos raios solares que atingem a superfície, fornecendo luz e calor para todo o planeta. Esta mesma camada impede que o calor escape durante a noite, caso contrário a diferença de temperatura seria muito grande entre o dia e a noite. Este mecanismo é semelhante ao que ocorre em casas de vegetação ou estufas, e por isso conhecido como efeito estufa. A proporção dos gases no ar é constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário