Objetivo: explorar os textos escritos de um encarte de DVD, suas informações e funções.
Atividade sugerida para turmas de 3o ano do ciclo de nove anos.
1º Dia:
Trazer e diversos DVDs e distribuí-los em grupos de 04 crianças para que possam manuseá-lo. Para auxiliar nesta observação / exploração lançar um pequeno questionário de orientação para as informações;
Socialização das informações notadas pelos grupos – observar se todos os grupos descobriram informações semelhantes;
Definir com o grupo – após a socialização – a função dos textos apresentados nas capas de DVDs – explorar preferencialmente as sinopses de filmes;
Distribuir, digitados, apenas os textos com sinopses de filmes conhecidos por eles para que, após leitura, consigam inferir quais são – levando-os novamente a refletir sobre a função e tipo de escrita deste texto;
2º Dia:
Ler a sinopse do filme “Kiriku e a Feiticeira”
Verificar se alguém já assistiu esse filme;
Conversar sobre as informações que a sinopse traz do filme e se ela dá uma idéia de como é o filme – se conseguem imaginar o filme através dela;
Assistir o filme;
Conversar sobre o filme, aspectos da cultura africana que aparecem e se reportar novamente à capa do DVD e ao que ele se referia.
3º Dia:
Assistir o filme “Azur e Asmar”;
Conversar sobre o filme, aspectos culturais que aparecem, semelhanças com o primeiro filme (Kiriku e a Feiticeira);
Após assistir, criar uma sinopse coletiva deste filme;
Explorar a sinopse original – verificar o que ficou parecido entre a sinopse original e a criada pela turma;
4º Dia:
Em dupla – entregar uma imagem de filme que seja do conhecimento das crianças e solicitar a escrita de uma sinopse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário