quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Explorando portadores textuais: capas de DVD


Objetivo: explorar os textos escritos de um encarte de DVD, suas informações e funções.

Atividade sugerida para turmas de 3o ano do ciclo de nove anos.

1º Dia:

Trazer e diversos DVDs e distribuí-los em grupos de 04 crianças para que possam manuseá-lo. Para auxiliar nesta observação / exploração lançar um pequeno questionário de orientação para as informações;

Socialização das informações notadas pelos grupos – observar se todos os grupos descobriram informações semelhantes;

Definir com o grupo – após a socialização – a função dos textos apresentados nas capas de DVDs – explorar preferencialmente as sinopses de filmes;

Distribuir, digitados, apenas os textos com sinopses de filmes conhecidos por eles para que, após leitura, consigam inferir quais são – levando-os novamente a refletir sobre a função e tipo de escrita deste texto;

2º Dia:

Ler a sinopse do filme “Kiriku e a Feiticeira”

Verificar se alguém já assistiu esse filme;

Conversar sobre as informações que a sinopse traz do filme e se ela dá uma idéia de como é o filme – se conseguem imaginar o filme através dela;

Assistir o filme;

Conversar sobre o filme, aspectos da cultura africana que aparecem e se reportar novamente à capa do DVD e ao que ele se referia.

3º Dia:

Assistir o filme “Azur e Asmar”;

Conversar sobre o filme, aspectos culturais que aparecem, semelhanças com o primeiro filme (Kiriku e a Feiticeira);

Após assistir, criar uma sinopse coletiva deste filme;

Explorar a sinopse original – verificar o que ficou parecido entre a sinopse original e a criada pela turma;

4º Dia:

Em dupla – entregar uma imagem de filme que seja do conhecimento das crianças e solicitar a escrita de uma sinopse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário