Receba postagens também por email.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ornitorrinco


Ornithorynchus anatinus, ou para os íntimos, ORNITORRINCO. O ornitorrinco é o mamífero menos parecido com um mamífero que existe. Provavelmente, é também o bicho mais esquisito. Dizem que a existência desse animal confuso é a prova de que Deus tem senso de humor! Veja por que: o ornitorrinco vive na água, tem um bico parecido com o do pato, bota ovos, é mamífero e ainda por cima, venenoso!

Para se locomover na água, os ornitorrincos possuem quatro grandes patas que funcionam como nadadeiras: entre os dedos do bicho existem membranas que empurram a água. O seu rabo é longo e achatado como de um peixe.

Apesar de se alimentarem de leite, os filhotes não mamam, pois as fêmeas do ornitorrinco não possuem tetas. O leite escorre das glândulas mamárias que ficam no peito da fêmea, e os filhotinhos lambem o leite que se acumula nos pêlos da região do peito da mãe. O ornitorrinco macho tem uma espécie de garra venenosa nas patas traseiras; ele fica com mais ou menos 40 centímetros de comprimento quando vira adulto.

Os ornitorrincos vivem principalmente na Austrália e na Tasmânia, onde moram em lagos e pequenos rios. Nessas encostas eles fazem suas tocas, onde os filhotes ficam protegidos. Por ser um animal tipicamente australiano, o ornitorrinco também foi escolhido para representar um dos três mascotes nas Olimpíadas de Sydney em 2000.

Responda em seu caderno:

  1. De que animal o texto fala?
  2. Você já havia ouvido falar neste animal?
  3. Como o texto diz que é o corpo do ornitorrinco?
  4. Qual é o ambiente em que ele vive?
  5. Em qual parágrafo há informações sobre a locomoção deste animal?
  6. Por que o texto diz que ele é um mamífero esquisito?
  7. que são mamíferos, mas a mamãe ornitorrinco não possui “tetas” como os filhotes mamam?
  8. Em que parte do mundo são encontrados os ornitorrincos
  9. O que você achou mais curioso saber sobre esse bicho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário