domingo, 6 de setembro de 2009
Estudo de gramática
1. Leia os trechos das histórias, descubra os ADJETIVOS que aparecem e responda as perguntas que seguem em seu caderno.
HISTÓRIA 1 – CINDERELA.
“A fada girou sua varinha de condão no ar, falou as palavras mágicas e fez aparecer o mais belo vestido que aqueles olhinhos azuis já haviam visto. O maravilhoso vestido era em tons de cor-de-rosa e bastante delicado, todo rodado, brilhante com seus fios de ouro e seus babados em tule branco. Ao vesti-lo, Cinderela ficou realmente encantadora. Faltava apenas o sapato para calçar aquele pequenino pezinho.”
a) Qual ADJETIVO se refere aos olhos de Cinderela?
b) Quais ADJETIVOS se referem ao vestido da moça?
c) Qual ADJETIVO se refere ao pé da princesa?
HISTÓRIA 2 – BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES.
“Ao chegarem em casa, os anões notaram algo estranho na casa. Alguém havia entrado, arrumado e limpado tudo. Subiram as escadas e encontraram uma moça deitada em duas caminhas unidas para cabê-la. Era uma moça linda, de pele muito alva, com as maçãs do rosto coradas, os cabelos eram negros, a boca era pequenina e bem vermelha, seu corpo era magro e delicado e as mãos pequeninas como as de uma criança. Era encantadora. Dormia um sono longo e profundo e só acordou após se assustar com o espirro de um dos anões.”
a) Quais são os ADJETIVOS empregados para falar de Branca de Neve? Pinte-os de AZUL.
b) Pinte de AMARELO os ADJETIVOS que falam do SONO.
2. Pense na Bruxa malvada da História de Branca de Neve e atribua-lhe todos os ADJETIVOS (físicos e psicológicos) que conseguir.
3. Os ADJETIVOS melhoram narrativa na medida em que lhe acrescenta detalhes que a deixa mais interessante. Reescreva o trecho a seguir da história de Chapeuzinho Vermelho melhorando-o com os ADJETIVOS que achar adequados. As palavras sublinhadas são as que receberão os adjetivos.
“Chapeuzinho Vermelho era uma menina que adorava sorrir e brincar. Ela morava numa casinha na floresta com sua mãe e ia sempre visitar sua avó que morava um pouco mais longe.”
Esta atividade pode contribuir para o aluno refletir sobre a gramática de nossa Língua de maneira lúdica. Muitas vezes ensinar gramática para crianças pequenas é extremamente abstrato e difícil, assim, procurar maneiras de fazer isto levando-se em conta a faixa etária e o que é mais próximo ao aluno, pode ser mais compensador. Exercícios de sistematização devem levar em conta não apenas a fixação do conteúdo, mas também a forma como isso será feito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário