Capacidade objetivada:
Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
Realizada com turma de 3º ano do ciclo – 2ª série (faixa-etária: 08 anos aproximadamente)
PASSO-A-PASSO:
1º Organizar a classe em grupos de 04 crianças;
2º Distribuir folhetos de supermercado (neste caso, o folheto foi igual a todas as crianças) e as questões que orientarão as discussões;
3º Deixar um tempo determinado para que explorem o material escrito nos grupos com base no roteiro de perguntas e registrem as respostas no caderno;
4º Abrir a discussão na sala toda para socialização das observações e conclusões dos grupos;
Com base no folheto que receberam, respondam no caderno às perguntas a seguir:
- O que é esse folheto que vocês receberam?
- Para que serve esse folheto?
- Onde encontramos esse material?
- Você acha importante existir esse tipo de material em um mercado? Por quê?
- De onde é o folheto (faz propaganda de que lugar)?
- Quais produtos aparecem no folheto? (principais gêneros)
- Qual é o produto mais caro no folheto?
- E o mais barato?
- Escolha três produtos do folheto que você compraria neste mercado.
- Escolha três produtos que, provavelmente, sua mãe compraria.
- Imagine que você irá fazer compras no mercado. Que tipo de material escrito podemos levar para fazer as compras e não comprar coisas desnecessárias?
- Para casa: trazer um outro folheto de qualquer lugar – farmácia, loja de móveis, roupas, etc.
No dia seguinte...
- Expor os folhetos que trouxeram e discutir os produtos que anunciam;
- Verificar se havia produtos em comum nos folhetos de ontem e o que trouxeram hoje e comparar produtos e preços;
- TAREFA: Imagine que você irá receber um colega da sala para tomar um lanche em sua casa, faça uma lista de produtos que você compraria para preparar esse lanche.
As crianças acharam interessante e divertido buscar informações no folheto. A discussão foi rica, pois as crianças – claro – já conheciam o material (é do convívio deles e uso das famílias) e conseguiram, em sua maioria, localizar as informações – ler o folheto adequadamente com relação aos preços dos produtos. Ficaram em dúvida e foi preciso intervir em aspectos como data de validade das ofertas, comparação de preço e peso dos produtos e até a presença de um carro no folheto onde algumas crianças achavam que o mercado estava vendendo um carro (promoção do dia das mães). Falamos da propaganda que é feita por meio destes folhetos, das outras formas de promover o local (musica do Extra - slogan), onde e como é veiculada.Discutimos também a organização da lista (porque é organizada daquela forma, palavra embaixo de palavra, funcionalidade do material). Foi uma atividade proveitosa quanto a exploração do material e a troca de informações e hábitos culturais feitos na atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário