segunda-feira, 12 de março de 2012

Identidade


Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal".

Justificativa:

As interações da criança com o meio social favorecem a construção de sua identidade. Neste aspecto a Educação Infantil torna-se ambiente privilegiado, pois há aqui um universo social diferente do que é encontrado no âmbito familiar das crianças favorecendo novas interações ampliando seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem é também construída a partir de relações estabelecidas nos grupos em que a criança está inserida. Um ambiente rico em interações, que busque acolher particularidades de cada indivíduo, promover o reconhecimento das diversidades aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, colabora para a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.

Objetivo:

- Interagir e relacionar-se com o grupo em momentos diversos.

- Participar de brincadeiras e atividades que primem pelo contato físico e emocional a fim de que o sujeito se perceba importante no processo.

- Perceber em si e no outro, as igualdades e diferenças (físicas e de personalidade), mediante as interações estabelecidas.

- Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.

- Enxergar a si próprio como parte de um grupo.

- Buscar informações na família (pesquisas, fotos e objetos) a respeito de sua própria história, suas preferências para falar mais de si.

Conteúdo:

- História de vida

- Identidade

Etapas previstas:

- Tirar fotos das crianças individualmente e em grupo.

- Montar um painel de fotos da turma.

- Solicitar fotos das crianças no ambiente familiar – sozinho e com a família.

- Complementar o painel anterior de fotos (esta ação proporcionará à criança uma imagem dela em ambientes diferentes – casa/escola, família/amigos)

- Solicitar pesquisa aos pais sobre a escolha do nome da criança – escolher 4 nomes por dia e conversar com o grupo sobre.

- Montar um painel no corredor com as pesquisas e fotos das crianças.

- Olharem-se no espelho e observar: como é o corpo, cor da pele, cabelo, olhos, tamanho, etc.

- Fazer um desenho em tamanho real (contorno no sulfitão) de cada criança. Deixar que desenhem e pintem em seu desenho.

- Montar uma exposição destes desenhos no corredor da sala.

- Trazer fotos do rosto da criança para que desenhem o corpo.

- Propor que façam desenho do amigo que mais gostam.

- Roda de conversa: quem é meu melhor amigo na escola e porque gosto tanto dele.

- Dividir uma folha ao meio e propor desenho: meu brinquedo favorito em casa / meu brinquedo favorito na escola.

Avaliação:

Serão avaliados aspectos como interesse da turma e da família em participar das atividades. A partir destes indícios e de reflexões sobre o trabalho haverá ou não flexibilização do planejamento e das atividades para melhor atender os objetivos propostos.

Um comentário:

  1. oi PRÔ!!! QUE BOM QUE GOSTOU DA ATIVIDADE! SABE, FOI BEM PROVEITOSA A ATIVIDADE!

    E EU ADOREI ESSE PROJETO DE IDENTIDADE, HOJE VOU EXPOR NA MINHA ESCOLA UM PROJETO BEM PARECIDO COM ESSE SEU!

    aBRAÇOS!!!!!!

    ResponderExcluir