domingo, 18 de julho de 2010

Contos e recontos


Duração: de abril a junho.

Justificativa:

A idéia de fazer um projeto para ouvir e contar histórias se deu em razão do interesse que as crianças tem em ouvir histórias, além da necessidade de dinamizar a rotina da manhã na creche acrescentando maior ludicidade a estes momentos. É óbvio que tal interesse não é em ouvir qualquer história, mas aquelas onde há muitos elementos imaginativos (bruxas, fadas, princesas, etc), histórias que já conhecem (Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos, etc) ou onde há aspectos que lhes chamem atenção visual (livros Pop-Up). Avalio que, minimamente, ouvir histórias já fazia parte do quotidiano deles na creche, todavia, contar está longe de ser uma atividade fácil – até mesmo em razão do desenvolvimento da oralidade que está em processo. Em geral, eles conseguem contar parte das histórias ou dizer palavras chave sobre elas, mas nunca numa sequência de idéias que as caracterize. Assim, penso que ampliar o repertório de títulos, diversificar as formas de contar, proporcionar momentos em que eles contem as histórias e socializar estas estratégias com outras turmas poderá auxiliá-los ainda mais neste processo de desenvolvimento da oralidade.

Objetivo geral:

Promover momentos em que seja possível ouvir, contar e falar sobre as histórias que conhecem ou que irão conhecer de maneira a estimular a fantasia e imaginação, bem como desenvolver ainda mais o gosto e os procedimentos necessários para tal tarefa.

Objetivos específicos:

Proporcionar momentos em que as crianças possam ouvir e falar sobre histórias (conhecidas ou não) de diversas formas diferentes.

Retomar histórias que já conhecem;

Ampliar o repertório de histórias que conhecem acrescentando novos títulos;

Aprimorar a habilidade de falar sobre ou contar histórias.

Estimular a imaginação e fantasia das crianças por meio dos contos;

Contribuir para o desenvolvimento da oralidade e da desinibição no momento de contar ou falar sobre as histórias.

Conteúdos:

Histórias infantis;

Oralidade;

Dramatização;

Etapas previstas:

Roda de conversa para investigação das histórias que conhecem;

Registro dos títulos destas histórias para deixar na sala;

Retomar a audição de histórias clássicas – Branca de Neve, João e Maria, Os três porquinhos, etc, porém com formas diferentes de contar (utilizando objetos, fantasias, fantoches, etc) e procurando sempre que haja a participação deles;

Ler histórias diariamente e, uma vez na semana, preparar uma “contação” mais elaborada: A história desta semana será...

Realizar atividades que ajudem a interagir com a história e registrar os passos do projeto (elaboração de desenhos individuais e painéis coletivos sobre as histórias e seus personagens);

Promover rodas de conversa para falar sobre a história (se gostaram, o que acharam de determinado personagem, o que fariam se fossem o personagem, etc);

Dramatizar e interagir – em forma de brincadeira – em histórias lidas;

Escolher uma história para apresentar para outras turmas com a participação das crianças;

Produto final: fazer uma contação de histórias para as outras turmas de jardim I onde os alunos auxiliem e sejam parte da história.

Histórias previstas para contação:

Chapeuzinho Vermelho;

Branca de Neve e os sete anões;

Os três porquinhos;

João e Maria;

Maria vai com as outras;

A casa sonolenta;

Bruxa, Bruxa venha à minha festa;

O macaco danado;

O casamento da dona Baratinha;

Os três lobinhos e o porco mau;

Meus porquinhos;

Materiais necessários:

Livros com estas histórias;

Outros livros de história;

EVA, TNT ou tecidos e papeis de vários tipos e cores diversas;

Aparelhos de CD, DVD, além das histórias nas devidas mídias e retro-projetor;

Transparências para elaborar histórias;

Materiais de papelaria em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário